𝐅𝐎𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔ÇÃ𝐎 𝐀𝐍𝐈𝐌𝐀𝐋- 𝐂𝐇𝐈𝐍𝐆𝐔𝐀𝐑 𝐑𝐄𝐂𝐄𝐁𝐄 100 𝐏𝐈𝐍𝐓𝐎𝐒.


O ministério da Agricultura, Pecuária e Pescas, continua a apostar em programas de fomento da produção animal, com a criação de pequenos ruminantes, suínos, bovinos e aves, este ultimo cuja entrega simbólica aos 9 municípios do Bié, aconteceu nesta quarta-feira 11 de outubro do ano 20-23, aqui no Chinguar.



Ao falar para os representantes dos 9 municípios da província e responsáveis de Extensões de Desenvolvimento Agrário (EDA), a vice-governadora do Bié, para esfera política, social e económica, Alcida De Jesus Sandumbo, disse tratar-se de um exemplo de ramificação da actividade por toda a província.


De acordo com Alcida Sandumbo, o programa de fomento avícola, que recebeu três mil galinhas do tipo “boschveld” constituí o avanço de um projecto que visa o combate à pobreza por meio do aumento da capacidade e meios existentes nas comunidades, tendo em vista obter maiores rendimentos.


Referiu que os pintos entregues aos responsáveis, poderão ser introduzidos em capoeiras nas comunidades para melhorar a produção das galinhas nativas.


 “Com estes pintos vai aumentar o número de crias a tirar por galinha. A ave vai continuar a fazer o choco de forma natural, mas os pintos serão mais vigorosos e fortes”, frisou.


Melhor para os beneficiários, bom para Administração do Chinguar segundo Ângela Ucueianga, Administradora Municipal, que reiterou todo apoio no capítulo da sensibilização a população, sobretudo os camponeses, para o facto de o fomento avícola ser um instrumento para benefício das comunidades.


“Esse facto vai melhorar, paulatinamente, a raça existente e a capacidade de fornecimento de produtos avícola ao mercado” explicou a governante.


FONTE: GCI CHINGUAR 

Comentários